segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Como usar camiseta diariamente por @flaviaasantos


Existem algumas peças que são universais e todo mundo tem no guarda-roupa, certo?!
Você pode até adorar looks mais chamativos e ousados, mas com certeza o jeans básico, o short, o tênis e a camiseta ocupam um espacinho no seu closet.


Eles são curingas para compor as sobreposições, as produções de todos os dias e até looks mais diferentes. Quem aí nunca saiu com o combo jeans + camiseta e apostou em muitos acessórios, bolsas e sapatos coloridos, hein?


E não dá nem pra negar, as t-shirts são apostas certeiras e, quanto mais, melhor! 


A melhor parte é que dá para usar essa peça desde o estilo esportivo, criativo, natural até o elegante.



A camiseta tem essa versatilidade maravilhosa de garantir looks inimagináveis. Basta colocar a criatividade em dia e se jogar por aí vestida de quem você é.


E para se inspirar segue álbum de referências e, para você ter certeza se quer adquirir uma, ou saber usar a sua que está guardada há décadas na gaveta, ou melhor, se reinventar e se permitir, ok!



A dupla saia plissada + t-shirt deixa o look muito mais atual e com aquela pitada fashionista.


Combine as t-shirts com bolsas estruturadas pra deixar o look mais sofisticado.


A camiseta seja ela com as tendências do momento - dizeres, logo, etc - como com a ilustração da sua banda favorita, ou lisas e listradas + blazer e calça de alfaitaria = elegância contemporânea.

Beijos!💋


Siga @flaviaasantos no instagran










segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Grupo reestreia João e Maria em comunidade de Vitória




O projeto “Viagem pela Literatura” levou contação de histórias e teatro infantil para o Bairro do Quadro no último sábado, às 9h30, em Vitória. Os espetáculos aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil Odila Simões, com a contadora de histórias Alzira Bossois, do grupo Chão de Letras e com o Grupo Gota, Pó e Poeira.

O grupo teatral “Gota, Pó e Poeira”, de Guaçuí, encenou o clássico da literatura infantil “João e Maria”, que fez sua reestreia depois de dois anos, contando no elenco com Rafaela Carvalho, Neuza de Souza, Aline Saraiva, Carlos Ola, Edmar da Silva e Matheus Soares. 

A apresentação de “João e Maria” faz parte da atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, em que as histórias dos livros são adaptadas para o teatro, e narrou as aventuras de dois irmãos que ficam perdidos numa floresta e acabam encontrando uma velha bruxa em seu caminho.

As próximas apresentações da peça acontecerão na Semana da Criança!

Acesso à cultura – direito de todos!



A nova BNCC- Base Nacional Curricular propõe a valorização e fruição de diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, como também a participação de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 
A 3ª competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das  manifestações artísticas e culturais de modo, também, participativo. 
 O estudante deve, portanto, ser capaz de se expressar e atuar por meio das artes. Uma prática que, decerto, contribui para o desenvolvimento das suas habilidades em Linguagens e Ciências Humanas.

E cabe a escola – representante do Estado -  hoje contribuir para essa formação, tendo em vista o distanciamento da família com relação a essa transmissão de conhecimentos. E é nesse sentido que a Escola Antonio Carneiro Ribeiro realiza a sua Semana Cultural, de 23 a 27 de setembro,  cujo tema é “Acesso à cultura – uma viagem pedagógica”, que envolve o teatro, a dança, a música e a literatura.




Estudantes assistem à peça A roupa nova do imperador



A Semana Cultural da Escola Antonio Carneiro Ribeiro começou hoje, dia 23, com a apresentação do espetáculo “A roupa nova do imperador”, do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, que completou em agosto 36 anos de existência. As apresentações aconteceram nos turnos matutino e vespertino com o objetivo de os alunos conhecerem um pouco da cultura local e um texto clássico da literatura infanto juvenil, criado por Hans Christian Andersen.

Entre outras atrações da Semana Cultural, estarão a Lira Santa Cecília, o Projeto AABB Comunidade, a professor Eliane Correia e a exibição de curtas realizados com os alunos da escola, entre eles um documentário sobre 200 anos de história de Guaçuí.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral. 



segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Como usar saia midi de cetim - Por @flaviaasantos


Depois dos vestidos e tops acetinados, que fazem lembrar a lingerie, surge a saia midi, feita em materiais fluídos, como a seda e cetim.



Esta peça elegante e feminina é uma ótima opção para ser usada no verão. Sexy e leve, a saia midi acetinada funciona como uma segunda pele, que se molda ao corpo, destacando a silhueta.




Com um toque sedoso, a saia de cetim combina com tudo. Desde um look descontraído, com t-shirt e tênis, a um visual urbano, com uma camisola de malha e botas, a um outfit sofisticado, com um blazer de alfaiataria e scarpins.





Esta saia é muito prática e versátil. Inspire-se no álbum e veja como ela pode ser usada de diversas formas.
Espero que gostem!

Beijos!💋

@flaviaasantos

Lesões que mais atingem as mulheres atletas




Hoje vamos  falar de dores que atingem a mulher que ama praticar esportes. Cuide-se para manter-se no salto e, claro, na sua modalidade. Faça atividades, mas não exagere e nem tente alcançar de uma só vez os seus objetivos. Proteja-se! Abaixo estão  seis lesões mais comuns das mulheres atletas: 
Lesão do ligamento cruzado do joelho

É um dos quatro ligamentos que deixam o seu joelho estável. E as mulheres são oito vezes mais propensas que os homens a rompê-lo. Qualquer atividade que exige movimento brusco lado-a-lado, como jogar tênis ou dança, pode levar a uma ruptura. Diminuir o risco através do reforço da musculatura dos isquiotibiais (lateral da coxa), alongamento e fazendo exercícios de agilidade e mudança de direção ajudam a melhorar o reflexo, além da força e equilíbrio no joelho. 

Concussão cerebral

Mulheres têm estaticamente mais traumas cranianos e dores de cabeça durante esportes de contato devido aos seus pescoços menores e os músculos mais fracos dessa região. Além disso, o risco da gravidade da concussão pode aumentar com a idade. A mulher também demora mais para se recuperar após o impacto. Se você sentindo dor de cabeça, tontura ou náusea depois de batida ou queda, procure um médico do esporte, e proteja-se com capacete nas modalidades que pedem, como o ciclismo.

Condropatia



Adoramos correr para ficar em forma, mas o excesso de impacto pode desgastar a cartilagem dos joelhos e tornozelos, resultando na dor latejante do joelho do corredor, além dos estalos. Quando as mulheres correm, seus quadris tendem a se voltar para dentro e os músculos das coxas transformar em um ângulo mas aberto. Acabam colocando mais pressão sobre os joelhos diferentemente dos homens, que têm quadris menos largos. A orientação é usar tênis com bom apoio e fortalecer as coxas e pernas com exercícios para estabilizar e melhorar a força muscular das articulações.

As fraturas por estresse

Saltar, dançar, andar ou correr são programas que as mulheres amam. Mas também muito rapidamente podem levar a uma fratura por estresse devido ao excesso de impacto. Estas pequenas fissuras no osso ocorrem normalmente na canela e pés. Resultam em dor e alteração de sensibilidade. As mulheres podem ser mais vulneráveis devido à sua menor densidade de massa muscular e óssea, que diminuem com a idade. Evite esta lesão, não fazendo mais que seu corpo suporta no exercício e parando quando sentir dor. Sapatos adequados e uma dieta rica em cálcio e vitamina D são fundamentais.

Entorse de tornozelo

As mulheres são duas vezes mais propensas a entorses do tornozelo que os homens. São lesões que ocorrem quando você danifica um ligamento no tornozelo numa torção causando inchaço e dor local. A boa notícia é que exercícios de equilíbrio simples podem ajudar a proteger seus tornozelos. Existem rotinas de exercícios de propriocepção que melhoram a estabilidade do tornozelo em apenas um mês. Pergunte ao seu médico!

Lesões dos meniscos dos joelhos

As mulheres sofrem dos joelhos e tornozelos. Desta vez o menisco ou cartilagem que funcionam como amortecimento entre o fêmur e a tíbia são estatisticamente mais propensos em degenerar mais cedo nas mulheres. Esportes de contato são geralmente a culpa por um menisco lesionado, mas qualquer torção do joelho, mesmo a partir de apenas sair de uma cadeira, pode acontecer. Além disso, à medida que envelhecemos, perdemos fluido lubrificante no joelho, aumentando o risco para esta lesão. Aqui a dica é usar sua musculatura para proteger do impacto, fortalecendo-a e dando suporte para seus treinos!


Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esportewww.anapaulasimoes.com.br

Fotos: Google Imagens

Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 - Vila Buarque - São Paulo (SP)


O acesso de estudantes à cultura do teatro





Com cerca de 70 atores, 15 cenas e três municípios diferentes, aconteceu no dia 13 de setembro, no Teatro Rubem Braga, o II Festival Estudantil de Cenas Curtas de Cachoeiro de Itapemirim, uma importante mostra de teatro realizada pela Asteca, entidade da classe teatral daquela cidade.

A Escola Antonio Carneiro Ribeiro, através do projeto que desenvolve de artes cênicas, esteve participando com duas cenas: "No jardim de Alice" e "O príncipe e o aviador", reunindo 08 atores/alunos. A cena "O príncipe e o aviador" foi recebida com grande entusiasmo pelo público e pelos jurados, ficando com o troféu de segunda melhor cena. Destaque também para os atores Edson Aparecido e Edson Rodrigues, dos terceiros anos matutinos.

Alunos e o professor responsável pelo projeto consideraram altamente positiva a participação dos estudantes, visto a qualidade dos trabalhos apresentados e ainda a possibilidade de uma interação com outras escolas e a troca de experiências. "Para o fazer teatral e o amadurecimento nesta arte, é preciso ver o trabalho de outros grupos, para melhor compreender o trabalho que é realizado em nossa escola.”, garantiu a equipe.

Alunos do município assistem a espetáculo de dança e teatro



Alunos têm acesso a espetáculo que apresenta cultura e reflexão sobre a mulher. A transversalidade aparece na base do novo currículo comum a ser implantado em todas as escolas do Brasil, e uma de suas ações dentro de uma escola integral é a abordagem dos aspectos culturais, e visando a essa importante ação, os estudantes das Escolas Antonio Carneiro Ribeiro e Deocleciano de Oliveira  assistiram na ultima sexta feira, dia 13 de setembro, no Teatro Fernando Torres, a apresentação do espetáculo de dança "Abajur cor de carne – cartografia de uma dança", do Coletivo Emaranhado, de Vitória, em duas sessões - de manhã e à tarde.




A iniciativa teve como objetivo de mostra um pouco da cultura capixaba e, ao mesmo tempo, discutir o feminicídio, tão comum no Espírito Santo, um dos estados com maior índice de violência contra a mulher.

Os alunos, além de assistirem ao espetáculo, ainda participaram de um debate, quando conheceram um pouco do fazer artístico do Coletivo e ainda discutiram sobre o assunto, dando-lhes mais informações para futuras dissertações em provas que darão acesso a faculdades.

Oficina de dança gratuita anima público



Ainda dentro do Projeto “Abajur Cor de Carne”, os integrantes do Coletivo Emaranhado ministraram uma oficina de corpo para atores, bailarinos e simpatizantes da dança no dia 14 de setembro, também no Teatro Fernando Torres. Com 10 inscritos, a oficina de duas horas agradou e foi concluída com uma animada coreografia. A iniciativa agradou a todos!

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.


terça-feira, 10 de setembro de 2019

Erros que as mulheres cometem na academia





Mulheres podem perder mais peso e diminuir o risco de lesões eliminando os seguintes maus hábitos de suas rotinas, seja na hora de treinar na academia.
Para de segurar o apoio dos braços sobre os equipamentos de cardio ou aeróbico (esteira, transporte, etc.) Você acaba perdendo a chance de queimar mais calorias! Quem explica é Michele Olson, PhD do American College os Sports Medicine (ACSM) e professora de ciências do exercício na Universidade de Aubum, em Montgomery, Alabama. Segurando o apoio, você provoca o movimento de forma imprópria e pode criar lesões, ou seja, segurando enquanto faz o cardio ( aeróbico) você elimina nossos músculos do núcleo de estabilização do corpo e proíbe a coordenação dos músculos equilíbrio. Fique na posição vertical com os abdominais contraídos, respirando para dentro da barriga e você vai sentir muito mais seu corpo em ação!



Espaçamento/ intervalo nas máquinas de cardio ou aeróbico

A maioria dos equipamentos de cardio sugere uma taxa de batimento cardíaco para chegar a sua zona-chave de queima de gordura de um treino de baixa intensidade. Enquanto você pode queimar um percentual maior (60% versus 35%) de calorias de gordura em intensidades mais baixas desde que faça intervalos aumentando a intensidade. Ou seja, você pode queimar calorias e mais gordura total em intensidades mais elevadas do que manter o seu treino no mesmo ritmo.
Isso acontece quando você lê ou assiste TV ao fazer cardio por lazer: você queima menos calorias consideravelmente. Seus movimentos não têm o foco, e (segurar a mão de novo), você concentra-se na TV. Tente o treinamento intervalado, os períodos de alta intensidade com baixa, tais como dois minutos de caminhada e um minuto aumentando gradualmente os intervalos. Dessa forma, executa-se alternadamente o aumento dos seus batimentos.
Muitas mulheres temem que vá aumentar o volume dos músculos e evita pegar peso
O treinamento com peso pode ajudar a transformar seu corpo e aumentar a massa muscular magra. Levantar pesos mais pesados o suficiente para realizar repetições para sentir a sua fadiga dos músculos não vai te deixar grande. Quando isso acontece, você constrói força e não volume. Acrescentar na sua massa muscular volume, como os halterofilistas, você deveria treinar com muita dedicação, horas diárias na academia e rigorosas rotinas de dieta. Para todos os outros, 30 minutos de pesos por dia vai fortalecer e tonificar, não construir massa. Portanto faça sem medo!

Enfrente o espelho

Claro, nem sempre gostamos do que vemos olhando no espelho durante um treino, mas ele dá um grande feedback, ajuda a analisar a nossa forma, postura e, por isso, obter mais de cada exercício. Assista aos homens: eles sempre se olham.
Mesmos direitos de reposição

Mulheres certifiquem-se de tomar um suplemento pós-treino com proteína. Muitas mulheres não percebem a importância disso depois de um treino. A proteína ajuda a repor e regenerar os músculos, além de ajudar o seu metabolismo a queimar mais calorias. Experimente pelo menos 15 g pós-treino e verá os resultados!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.  www.anapaulasimoes.com.br

Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 - Vila Buarque - São Paulo (SP).

 Foto: Google Imagens




segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Espetáculo gratuito de dança em Guaçuí e Festival em Cachoeiro



Fundamentado em dados sobre os índices de violência contra a mulher, acontecem neste final de semana três apresentações do espetáculo “Abajur Cor de Carne – Cartografia pela Dança”, do Coletivo Emaranhado, de Vitória, em Guaçuí. As apresentações serão nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Fernando Torres, gratuitas, dentro do projeto de editais da Secretaria de Estado da Cultura.

Dança, teatro, poesia, performance e música se entrelaçam, não apenas para denunciar uma cultura de violência de gênero que perpassa as ações sutis do cotidiano e chega às ações drásticas como os inúmeros casos de feminicídio; essas linguagens se atravessam também criando um manifesto que convoca à reflexão sobre a necessidade e a urgência de serem revistas as ações e posicionamentos diante disso.

Abajur Cor de Carne – Cartografia pela Dança



Segundo dados do Mapa da Violência, o Espírito Santo é o estado no qual mais se matam mulheres sendo que, as mais atingidas por essas violências, são as mulheres negras, e assim o coletivo constrói o seu mais novo espetáculo.



Realizando esta nova montagem, o Coletivo Emaranhado reforça o seu interesse em criações atentas às questões sociais, apostando na arte como ferramenta reflexiva de atravessamento do pensamento crítico como colaborador de uma mudança de mundo. O trabalho foi estruturado com recursos do Edital de seleção de projetos n° 024/2018 - Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Dança no Estado do Espírito Santo.

Horários da oficina e apresentações

O Coletivo Emaranhado também fará uma oficina de corpo direcionado a atores, bailarinos e outros interessados, no sábado, às 09 h, também no Teatro Fernando Torres.
Já as apresentações acontecem na sexta-feira, em dois horários: 10h e 14h, direcionadas a público estudantil do ensino médio. Já no sábado, dia 14, às 19h, é aberto ao público. Vale a pena conferir!

Estudantes participam de Festival de Esquetes em Cachoeiro



Alunos do ensino médio da Escola Antonio Carneiro Ribeiro participam na próxima sexta feira, a partir das 19 horas,  do II Festival de Esquetes da Asteca – Associação de Teatro de Cachoeiro com dois trabalhos: O encontro e No jardim de Alice. Estas cenas já fizeram parte de outros trabalhos encenados pelos atores, como “Entreatos de amor e humor” e “Uma aventura sem fim”.
A participação visa ao fortalecimento das atividades culturais desenvolvidas na escola, bem como a formação de atores e técnicos em artes cênicas.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.


quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Benefícios mentais do esporte para as crianças



Os esportes podem beneficiar as crianças de muitas maneiras que beneficiam os adultos. A maior diferença é que quando as crianças começam a participar de esportes em tenra idade, elas são muito mais propensas a permanecerem ativas à medida que envelhecem. Acredito que participar de um esporte em equipe melhora o desempenho acadêmico/escolar e resulta em mais participação na escola, além de melhorar em alguns casos inclusive a timidez


O que ter em mente

Alguns esportes coletivos populares, incluindo futebol, vôlei e basquete, por exemplo, geralmente devido ao contato físico resultam em lesões, que frequentemente relatadas incluem entorses, contusões e fraturas. A maioria das lesões esportivas resultará em uma recuperação completa se houver atenção por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercício e esporte, de forma adequada. No entanto, algumas lesões, como trauma cerebral e concussão (desmaio/convulsão), podem causar danos mais sérios e, às vezes, duradouros ao atleta.

As concussões receberam mais atenção da comunidade esportiva nos últimos anos à medida que sua ocorrência aumentou, ou seu diagnostico está sendo melhor comunicado e realizado. Temos diretrizes específicas no Brasil sobre como evitar e se recuperar de contusões relacionadas a esportes. Por isso, pratique sim, mas saiba que estamos aptos para tratar da melhor forma.
Asma induzida por exercício é outra condição relatada por muitos atletas. Se você pratica um esporte várias vezes por semana e começa a desenvolver sintomas de asma, é importante prestar atenção e perguntar ao seu médico ou a um especialista em treinamento sobre exercícios respiratórios para praticar sua prevenção.
Portanto, a ideia desses alertas é que o esporte tem muitos benefícios à mente, mas se algo der errado e não for o esperado, não desanime e procure ajuda. Principalmente nos esportes mais competitivos, onde a cobrança é grande. As vantagens de participar de esportes são abundantes, desde as que proporcionam às crianças pequenas até a comprovada ligação com a saúde mental e a felicidade, e, claro, as endorfinas que desencadeiam tudo isso. Não há escassez de razões para encontrar um esporte e praticá-lo.
Fale com seu médico antes de começar qualquer atividade esportiva. Certifique-se de que seu coração esteja saudável o suficiente para exercícios mais intensos. E divirta-se! Bons treinos!

Fontes:
Foto: Google Imagens
Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esportewww.anapaulasimoes.com.br

Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 - Vila Buarque - São Paulo (SP)