terça-feira, 9 de julho de 2019

ESCOLA MOVIMENTA ARTE E LITERATURA NO MUNICÍPIO



A Escola Estadual Antonio Carneiro Ribeiro realizou no período de 03 a 05 de julho a sua III Semana Romântica, tendo como tema “Luta e Liberdade”, foco da 3ª geração da poesia romântica brasileira. O evento contou com inúmeras atrações artísticas, produzidas pelos seus alunos, como dança, teatro, dublagens, músicas, exposição de artes e fotos,  retratos vivos, além de literatura.



A programação contou ainda com a participação da Fanfarra da APAE de Guaçuí, que abrilhantou o evento na sua abertura ao tocar vários clássicos da música popular brasileira e dobrados.



Um dos destaques da semana foi à encenação do poema dramático “Navio Negreiro”, de Castro Alves, feita por diversas turmas, sempre com qualidade e emoção.



Escritor fala da importância da leitura



Durante a programação da III Semana Romântica da Escola Antonio Carneiro Ribeiro, os organizadores do evento promoveram um encontro com o escritor Danyel Sueth, de Alegre, com estudantes do turno matutino, no dia 03 de julho. O romancista aproveitou para falar de sua obra "Os Dalmarco", e ainda da importância da leitura na formação dos jovens, sendo bastante persuasivo. Ao final, respondeu perguntas dos alunos, e deu autógrafos, consolidando ainda mais aquele encontro. O convite partiu do professor Carlos Ola, de Língua Portuguesa, apoiado pelos demais professores das áreas de Linguagens e também de Humanas.

Danyel Sueth, além de escritor, é diretor e ator teatral, e está atualmente como Secretário Municipal de Cultura de Alegre.

 A Escola Antonio Carneiro Ribeiro agradeceu a sua participação e prometeu realizar novos encontros.

Quadrilha Sinhá da Mata se apresenta em Guaçuí



O curso noturno também foi contemplado com as atividades da III Semana Romântica da Escola Antonio Carneiro Ribeiro, promovida pelas Áreas de Humanas e Linguagens.
No dia 04 de julho, na quadra da escola, a Quadrilha Sinhá da Mata, do distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, fez uma belíssima apresentação para o seus estudantes, quando trouxeram música, dança, teatro e muita alegria.

Foi um grande espetáculo, em quase 01 hora de exibição, mostrando a força da cultura da região do Caparaó. E essa apresentação contou com um pedido de namoro real, entre um casal de dançarinos.

A vinda da manifestação popular ao Antonio Carneiro contou com o esforço do direto Filipe Massini, do professor/vereador Cícero Augusto, e de lideranças de Dores do Rio Preto.
Parabéns aos organizadores da quadrilha, liderados por Guilherme e Anderson.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.