segunda-feira, 15 de julho de 2019

A MÚSICA EMBALA O DOMINGO DE JULHO





O final de semana encerrou-se com uma belíssima apresentação cultural, com bandas e liras da região esbanjando jovens talentos na Praça João Acacinho, no dia 14 de julho, dentro da programação do III Encontro de Bandas de Guaçuí, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.


Em apresentações emocionantes, músicos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo trouxeram um repertório eclético, entre dobrados conhecidos a inesquecíveis clássicos mundiais, interpretados por grandes nomes da música mundial. Que esteve na praça viu a beleza do encontro!

FLIP – A diversidade tomou conta de Parati




Flip -  Festa Literária Internacional de Paraty -   aconteceu no período de 10 a 14 de julho, em diversos cenários desta cidade histórica mostrando a diversidade, a luta contra a intolerância e a necessidade de inclusão. O evento é famoso por trazer autores internacionais para interagir com personalidades do mundo da cultura, para mesas redondas e conferências, colocando o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura.  

A FLIP contou também com uma ampla programação cultural, com shows, concertos, leituras dramáticas, debates, oficinas, filmes, entre outros, por toda a cidade, além de uma programação especial que abordou temas polêmicos e diversos, e o Slam – disputa de poesia.


De Guaçuí, a jornalista Giulian Ola participou ativamente de algumas mesas de conversas, colhendo dados para seu blog “Eu amo” (https://blogeuamo.com/), além de contatos e parceiras com autores e editoras. A jovem escreve resenhas sobre literatura e divulga em sua rede social.

20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí



No dia 04 de agosto começa o 20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que traz importantes companhias de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, somando 17 espetáculos, nos mais variados estilos. O público terá oportunidade de ver comédias farsescas, tragédias familiares, dramas modernos, espetáculos juvenis e grandes clássicos do teatro brasileiro, todos bom boas trajetórias em seus Estados.

Quem abre o festival é o espetáculo capixaba de teatro e dança “Burudanga – A comédia do baixo ventre”, no domingo, às 20 horas, logo após a abertura solene com uma performance de dança e teatro.
Burundanga estará no festival dentro do Projeto de Circulação de Artes Cênicas, do Governo do Estado do Espírito Santo, no qual o Grupo Paiol de Teatro foi contemplado. A entrada para este espetáculo é gratuita.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.