domingo, 16 de fevereiro de 2020

Letras, homenagens e Teatro em março



Novas eleições para Academia de Letras de Guaçuí

Nesta semana os integrantes da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura de Guaçuí se reuniram na sede da OAB para deliberarem sobre o futuro da instituição e traçar os planos para 2020, sendo uma delas a renovação de sua diretoria.

Na oportunidade o presidente da AGLC, Dr. Luiz Ferraz Moulin, falou das conquistas da entidade nos últimos anos, da necessidade de impulsionar novos projetos, inclusive de lançamento de livros e ainda que seja preciso fazer os trâmites legais de eleição de uma nova diretoria, saindo dali uma chapa de consenso.

A reunião, presidida por Luiz Moulin, contou com a presença dos acadêmicos: Ivanete Dalmácio, Eliane Correia, Márcia Sardenberg, Roosevelt Silveira, Carlos Ola, Miguel de Paula, e Lourdinha Shuartz. A aclamação da chapa será em março.

Espetáculos capixabas em Curitiba



No dia 25 de março começa um dos maiores festivais de teatro do Brasil, o Festival de Curitiba, que conta com importantes mostras, como a Oficial e o Fringe, entre outras. E este ano não vai ser diferente, pois vai contar com diversos espetáculos capixabas dentro da Mostra de Cachoeiro e a Mostra de Guaçuí.

De Guaçuí irão dois trabalhos: a comédia “Que história é essa?”, de rua, que satiriza a falta de reconhecimento à cultura em muitos lugares, e o drama “A cor desta noite”, um grande sucesso do Grupo Gota, Pó e Poeira que está de volta, e será apresentado no Auditório da Uninter.


Além das duas peças guaçuienses, o Grupo Gota ainda vai estar com outro trabalho, em parceria com o Grupo Anôminos, do ator Luiz Carlos Cardoso. A Culpa tem texto de Franz Kafka, como direção de Carlos Ola e operação de som de Neuza de Souza, e vai estar no TUC.

Dia da Mulher em Guaçuí



Para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes está planejando um evento que envolve música, fotografia e poesia, além de homenagens a cidadãs guaçuienses, seu principal objetivo.

A princípio, o Secretário Municipal de Cultura pretende realizar o evento no antigo Colégio São Geraldo, num espaço destinado a exposições. Caso não seja possível, deve ser transferido para galeria Zélia Viana de Aguiar, dentro do Teatro Fernando Torres.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.