segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A cidade em clima de Natal



 A tradição do Auto de Natal do Jiza


Passam-se décadas, mas uma tradição de final de ano ainda permanece em Guaçuí: o Auto de Natal do Jardim de Infância Zélia Viana de Aguiar, sempre encenado no encerramento da pré-escola por inúmeras crianças e que encanta pais e demais familiares.

Os convites são disputados, pois o espaço do Teatro Fernando Torres só comporta 260 pessoas sentadas, o que dificulta a entrada de mais convidados, já que para a encenação até mesmo os corredores do espaço são utilizados. Anjos, animais, pastores, estrela, Papai Noel, reis magos, coral e a família de Maria e José formam um presépio vivo, cheio de magia, fé e beleza.

A encenação do Auto de Natal pelas crianças aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, no Teatro Fernando Torres, e marcou o encerramento do ano letivo do Cemei “Zélia Viana de Aguiar” e, certamente, ficará na memória de muitos pais e dos celulares também.

Oficina Itinerante da Secult sobre editais




Para garantir o conhecimento e o acesso de todos os interessados nos Editais da Cultura 2019, a Secretaria da Cultura (Secult) vem realizando diversas oficinas em vários municípios do Estado. Esses encontros, além de informar sobre condições de participação, critérios de seleção e prazos, também vão ser uma oportunidade para esclarecer dúvidas e orientar o público. 

A Secretaria também tem promovido os plantões de tira-dúvidas, na sede da Secult e na Biblioteca Pública Estadual, ambos na Enseada do Suá. As atividades são gratuitas.

A oficina em Guaçuí ocorreu no dia 10 de dezembro, no período da tarde, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação de segmentos da música, do teatro, das artes plásticas, da literatura e do folclore.

Natal de Luz 2019



Depois de alguns adiamentos devido às chuvas, finalmente aconteceu a inauguração das luzes de Natal, na Praça João Acacinho, , tornando-se a mesma um ponto de encontro para os guaçuienses e um ponto turístico para os visitantes.



Numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Acisg – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí, a abertura oficial do Natal de Luz de 2018, aconteceu no dia 06 de dezembro, com a apresentação da Lira Santa Cecília; já o Papai Noel chegou no dia 07, no Estádio Municipal, numa grande festa para as crianças.


Vale ressaltar ainda que a praça de alimentação está em pleno funcionamento com boas opções de gastronomia, ao lado da Prefeitura, bem como os estandes de artesanato, sendo esses uma alternativa de presentes. Esse ano conta ainda com uma novidade: a réplica da Estação de Trem, onde os artesãos do município estão atendendo.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Conheça os melhores tratamentos para clarear os dentes


👍 A LASER: Este tipo de clareamento é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com o uso de luz pulsada. Os resultados deste método são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão, mas podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados desejados.

👍 MOLDEIRA: Este tipo de clareamento dental também pode ser feito em casa, com o uso de uma moldeira de silicone, criada pelo dentista, para que a pessoa possa usá-la com um gel clareador à base de substâncias como Peróxido de Carbamida ou Peróxido de Hidrogênio. Este tratamento produz ótimos resultados, porém mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de 2 semanas.

👍 CASEIRO: Existem diversas opções de produtos vendidos em farmácia, como géis clareadores, moldeiras adaptáveis ou fitas de clareamento, que não precisam de receita e que, apesar de menos eficazes em relação ao tratamento com o dentista, produzem bons resultados estéticos. Outros tipos de tratamentos naturais feitos em casa, como uso de bicarbonato de sódio, vinagre e água oxigenada devem ser feitos sob a orientação do dentista, pois são muito abrasivos e se usados de forma incorreta podem causar sensibilidade nos dentes.

👍 APLICAÇÃO DE FACETAS DE PORCELANA OU DE RESINA: Também conhecido como aplicação de 'lente de contato' para os dentes, é feito pelo dentista para revestir os dentes, o que melhora a aparência e encobre imperfeições, conferindo ótimos resultados e de forma permanente.

👉  Quem não pode fazer o clareamento dos dentes: O clareamento dental é contra-indicado para gestantes, ou pessoas que apresentam acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou inflamações na gengiva. Estes são alguns dos motivos que reforçam a importância de se consultar com o dentista antes de fazer um clareamento.


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

CÂNCER DE PRÓSTATA


A falta de cuidado do homem com sua saúde se reflete no alto número de incidência do câncer de próstata, que, atualmente, é o segundo tipo mais comum nos homens, atrás apenas do câncer de pele.

👉 Para a prevenção é necessário manter hábitos de vida saudável como:

▪ diminuição do stress;
▪ atividade física;
▪ diminuição da ingestão de gordura animal;
▪ combate a obesidade.

👉 Essas são atitudes primordiais. Além disso, os exames periódicos devem ser realizados em todos os homens a partir dos 45 anos de idade. Para aqueles que se encaixam no grupo de risco, a indicação é a partir dos 40 anos.

👉 Comece hoje a cuidar da sua saúde. Não sabe por onde iniciar? Então comece procurando a clínica Medic & Dents, nossos profissionais na área da Nutrição, Endocrinologia e Fisioterapia podem orientá-lo (a) no início desta jornada.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Novembro de grandes ações na cultura do sul do Estado


Homenagem a personalidades capixabas da raça negra

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo promoveu no dia 20 de novembro, à noite, uma sessão solene em homenagem à semana da consciência negra quando condecorou diversas personalidades capixabas que são referências na cultura e na educação de nosso Estado, pertencente à raça negra.


Entre as personalidades condecoradas estavam a professora Penha Conceição, importante militante da cultura negra em Guaçuí e a atriz e educadora Neuza de Souza, integrante do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira. Ambas ficaram muito sensibilizadas com a homenagem.

A indicação dos nomes e a realização do evento partiu do deputado estadual Luciano Machado que, na ocasião, falou da importância das personalidades no cenário capixaba, e destacou ainda as políticas públicas necessárias no Espírito Santo para a equidade da raça negra.

A comenda recebeu o nome de Zacimba Gaba, uma princesa africana que foi escravizada e se tornou uma importante guerreira na luta pela liberdade em São Mateus, norte do Estado. A atriz Eliane Correia, na Ales, abriu a sessão solene conta a história dessa mulher.

Escolas apresentam música no Teatro Fernando Torres



A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou no dia 26 de novembro, no Teatro Municipal Fernando Torres, a 12ª edição do Encontro de Bandas e Coral e a 8ª edição do Encontro de Orquestras de Violão da Superintendência Regional de Educação Comendadora Jurema Moretz-Sohn, de Guaçuí, com participação de nove escolas da Região do Caparaó.

Os eventos foram a culminância de diversas atividades artísticas que a Sedu vem desenvolvendo ao longo do ano visando a contribuir para uma formação cultural contextualizada através de uma parceria artística com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)  e a Fundação de Amparo e Pesquisa (Fapes).



Segundo a Superintendente de Educação, Darcila Aparecida da Silva,  o objetivo da ação é dinamizar o Currículo Básico Estadual e propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver e aprimorar os princípios da cidadania, autoestima, disciplina, sendo critico, valorização cultural, formação de plateia e despertar vocações artísticas por meio da música.

II Encontro de Cultura em São Pedro do Itabapoana


Aconteceu em São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, no último final de semana, o II Encontro da Cultura do Sul do Estado, com participação de grupos e manifestações do Espírito Santo, nas mais diversas atividades artísticas.

De Guaçuí esteve representando o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, que a encenou a peça “Bumba meu boi”, retratando um pouco cultura popular com as lendas de Guaçuí, o que agradou muitíssimo o público presente.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.