segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Novembro de grandes ações na cultura do sul do Estado


Homenagem a personalidades capixabas da raça negra

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo promoveu no dia 20 de novembro, à noite, uma sessão solene em homenagem à semana da consciência negra quando condecorou diversas personalidades capixabas que são referências na cultura e na educação de nosso Estado, pertencente à raça negra.


Entre as personalidades condecoradas estavam a professora Penha Conceição, importante militante da cultura negra em Guaçuí e a atriz e educadora Neuza de Souza, integrante do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira. Ambas ficaram muito sensibilizadas com a homenagem.

A indicação dos nomes e a realização do evento partiu do deputado estadual Luciano Machado que, na ocasião, falou da importância das personalidades no cenário capixaba, e destacou ainda as políticas públicas necessárias no Espírito Santo para a equidade da raça negra.

A comenda recebeu o nome de Zacimba Gaba, uma princesa africana que foi escravizada e se tornou uma importante guerreira na luta pela liberdade em São Mateus, norte do Estado. A atriz Eliane Correia, na Ales, abriu a sessão solene conta a história dessa mulher.

Escolas apresentam música no Teatro Fernando Torres



A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou no dia 26 de novembro, no Teatro Municipal Fernando Torres, a 12ª edição do Encontro de Bandas e Coral e a 8ª edição do Encontro de Orquestras de Violão da Superintendência Regional de Educação Comendadora Jurema Moretz-Sohn, de Guaçuí, com participação de nove escolas da Região do Caparaó.

Os eventos foram a culminância de diversas atividades artísticas que a Sedu vem desenvolvendo ao longo do ano visando a contribuir para uma formação cultural contextualizada através de uma parceria artística com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)  e a Fundação de Amparo e Pesquisa (Fapes).



Segundo a Superintendente de Educação, Darcila Aparecida da Silva,  o objetivo da ação é dinamizar o Currículo Básico Estadual e propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver e aprimorar os princípios da cidadania, autoestima, disciplina, sendo critico, valorização cultural, formação de plateia e despertar vocações artísticas por meio da música.

II Encontro de Cultura em São Pedro do Itabapoana


Aconteceu em São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, no último final de semana, o II Encontro da Cultura do Sul do Estado, com participação de grupos e manifestações do Espírito Santo, nas mais diversas atividades artísticas.

De Guaçuí esteve representando o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, que a encenou a peça “Bumba meu boi”, retratando um pouco cultura popular com as lendas de Guaçuí, o que agradou muitíssimo o público presente.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.