segunda-feira, 17 de junho de 2019

O Teatro na região do Caparaó e a chegada do Festival de Inverno




A Secretaria Municipal Cultura de Iúna realizou, no período de 12 a 14 de junho deste ano, o seu 4º Festival de Esquetes – Prêmio Altair Miranda, com participação de grupos escolares e não escolares de três municípios, e mais o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, como convidado.

Com 12 cenas apresentadas na competição, a mostra reuniu uma diversidade de linguagens, que foram da pantomima à grandes clássicos, passando por comédias, tragédias, dramas, farsas e dança, de atores e atrizes de Alegre, Celina, Ibitirama e naturalmente de Iúna.

O teatro de base nas escolas



A Escola Santíssima Trindade, de Iúna, foi a escola que mais levou cenas e sagrou-se a grande vencedora nos quesitos Melhor Esquete, Voto Popular e Maior Torcida.  A cena “A morte” foi a grande campeã pelo público, no entanto foi a cena “O Braço Direito” que foi a vencedora pelo corpo de jurados.

Na categoria “Não Escolar”, a cena escrita por Klaus Lucas – Cantarei Minha Liberdade -  do distrito de Celina, em Alegre, foi a grande vencedora e ainda conquistou o prêmio geral. Além desses prêmios ainda levou de Melhor Ator.  A Cia. Homônimos Perfeitos está oficialmente fundada há dois anos e vem tendo um trabalho consistente de seu elenco.



Guaçuí esteve representado pelo Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira com participação o corpo de jurados e com a apresentação especial da comédia “A saga amorosa dos amantes Píramo e Tisbe”, uma sátira escrita por Shakespeare sobre Romeu e Julieta.

Vai começar o Festival de Inverno



O III Festival de Inverno, em sua terceira edição, começa nesta quarta-feira (19 de junho) e vai consolidar o espaço para música nacional e regional em nossa cidade, e atrair um bom público ao trazer shows nos mais variados estilos e gostos, como os de Frejat, Paula Toller, Emerson Nogueira e Wilson Sideral. Do erudito ao popular, o parque de exposições se transformará num grande atrativo cultural que envolve da culinária ao artesanato. É claro que o frio dará um charme especial ao encontro de muitas gerações, num ambiente que vai respirar uma boa música.

Além de fortalecer a cultura da região, a economia também terá um aquecimento, pois os hotéis, pousadas e restaurantes já estão com boas reservas, mostrando a força do turismo de evento em nossa cidade.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral