segunda-feira, 10 de junho de 2019

O PASSADO E O PRESENTE EM ATIVIDADES CULTURAIS


O PASSADO E O PRESENTE EM ATIVIDADES CULTURAIS



Alunos de três escolas do município participaram, no dia 29 de maio, da solenidade de inauguração da placa informativa do busto de Nestor Gomes, na Praça 25 de Dezembro, frente ao Hotel Minas Gerais, em comemoração aos 90 anos de emancipação política de Guaçuí. O evento deveria ter ocorrido em dezembro do ano passado, porém as chuvas impediram a sua realização.



O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores e Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí, tendo como principal responsável a Comendadora Maria Madalena Emery de Carvalho.

A participação das escolas

Representantes do 9º ano e de 3ºs anos da Escola Antonio Carneiro Ribeiro, do turno matutino, apresentaram a música "Era uma vez" e declamaram o poema "Cidade Bonita", de Rubem Braga, em homenagem ao município, enquanto alunos do 1ºM01 assistiram aos pronunciamentos das autoridades. Já os alunos das escolas municipais Anísio Teixeira e Deocleciano de Oliveira, sob o comando da musicista Eliana, executaram uma composição do maestro Wildes Ferreira em homenagem aos 90 anos de emancipação política de Guaçuí.

Além das músicas, houve declamação de poesia pela escritora Maria Luiza, de Alegre, e explanações históricas pelo presidente do Instituto Histórico de Guaçuí, Dr. Luiz Ferraz Moulin.

Mostra de vídeo mobiliza estudantes



Na noite desta terça-feira, dia 04 de junto, aconteceu o evento mais esperado na programação da Feira do Verde de Guaçuí, na comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a cerimônia de premiação da VII Mostra de Vídeos Curtas Tema Ambiental, no Teatro Municipal Fernando Torres, que contou com a participação, sempre alegre e competente, de alunos e educadores das escolas do município.



Foram apresentados curtas-metragens idealizados e produzidos pelos alunos das escolas, abordando o tema “Coleta Seletiva”, tratando sobre o descarte correto dos resíduos recicláveis, proposto para a Feira do Verde deste ano. A Mostra contou com seis vídeos: “Lixo, problema meu?” (Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro), “Diário de um planeta limpo” (Escola Municipal Deocleciano de Oliveira), “O futuro a gente limpa todo dia” (Escola Municipal Isaura Marques da Silva), “Uma chance de sobreviver” (Escola Municipal José Antônio de Carvalho), “O início de um sonho” (Escola Estadual de Tempo Integral Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva – vencedor da mostra) e “Uma história de esperança” (Escola Municipal Elvira Bruzzi).

Nesta terça e quarta feiras, a exibição dos vídeos estará sendo direcionada a estudantes das escolas do município, em sessões especiais no Teatro Municipal Fernando Torres.

Carlos Ola, professor, ator redator e diretor teatral.