segunda-feira, 15 de abril de 2019

ESPETÁCULOS DE DANÇA E TEATRO GRATUITOS EM GUAÇUÍ


O Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, vai receber três espetáculos do Edital de Circulação de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, a partir deste domingo, dia 21 de abril. O primeiro trabalho a ser apresentado será de dança – Límbico, com o Coletivo Emaranhado, de Vitória,  às 20 horas.



Concebido de maneira independente, com direção coreográfica de Ivna Messina, “Límbico” aborda as relações e os enquadramentos sociais e alguns transtornos psicológicos por meio do movimento dos bailarinos, que construíram a coreografia em processo colaborativo.

Partindo de uma pesquisa sobre o sistema neurológico homônimo, “Límbico” busca avivar os sentidos, tanto do espectador quanto dos artistas em cena, estabelecendo relações e apresentando emoções que surgem através de alguns jogos de improviso. Dessa maneira, o espetáculo se apresenta com diferentes nuances a cada execução, ativando o estado de presença nos bailarinos e o frescor para a plateia.

Espetáculo e oficina de dança gratuitos



O Coletivo Emaranhado surgiu no ano de 2013 e é formado por artistas que se interessam pela dança como eixo central de sua pesquisa, mas visando suas possíveis relações transversais com outras linguagens. Seus integrantes possuem formações diversas, que são aproveitadas para a construção de seus projetos. O Coletivo tem como política convidar diferentes artistas, de diferentes áreas, para conceber novas relações de linguagem a cada trabalho realizado.

Além da apresentação de Límbico, O grupo também vai ministrar uma oficina às 16 horas, também no dia 21 de abril, no Teatro, gratuitamente, para bailarinos e profissionais de teatro.

Novos espetáculos no final de abril



Dois novos espetáculos serão apresentados na próxima semana em Guaçuí, também com entradas francas. Chegam aos palcos do Teatro Fernando Torres os solos: A Culpa, inspirada na obra de Franz Kafka, e O Viajante, com dramaturgia de Fernando Marques. Ambos os monólogos são encenados por Luiz Carlos Cardoso, conceituado ator capixaba, da Cia Anônimos de Teatro. Os dois trabalhos também foram contemplados pelo Edital de Circulação de Artes Cênicas da Secult-ES.

Ordem de Serviço para a reforma do Teatro



A Prefeita Municipal Vera Costa assina nesta terça feira, dia 16 de abril, às 09h, na Prefeitura Municipal, a Ordem de Serviços para a reforma do Teatro Municipal Fernando Torres, aguardada ansiosamente pelos fazedores de cultura da região do Caparaó.
Com recursos guardados desde o ano passado, a reforma vai refazer o telhado do teatro, cuidar de toda sua pintura externa, adaptar banheiros acessibilidade de cadeirantes, fazer reparos internos e outras melhorias.

É previsão da empresa que venceu a licitação que as obras estejam prontas para o 20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, que vai acontecer de 04 a 10 de agosto.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.