segunda-feira, 31 de agosto de 2020

I webconferência discute aplicação de Lei da Cultura no município

 


Avanços da Lei Aldir Blanc


Diversas lideranças da sociedade civil, artistas e representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, participaram de uma webconferência no dia 25 de agosto, às 19 horas, promovida pelo Conselho Municipal de Cultura, com objetivo de informar e discutir a Lei Aldir Blanc, de apoio emergencial à cultura nacional com recursos para auxílio à pessoa física, benefícios a espaços culturais e promoção de editais de chamamento e prêmios.

Representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Guaçuí abriram a reunião virtual e, em seguida, o Secretário Municipal Leonardo Ridolfi e a Superintendente de Cultura Maiara Carvalho expuseram os principais informes sobre a lei e como os artistas do município podem ser beneficiados. Informaram ainda que os recursos somente serão liberados pelo Governo Federal a partir de setembro, após constar em sua plataforma o plano de ação deste município, obedecendo a etapas e essas se estendem até o final de outubro.

Participaram dessa reunião representantes das áreas de música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, literatura e produção de eventos. Novos encontros devem acontecer para informes à população sobre o andamento da lei em nossa cidade, inclusive algumas com participação de dirigentes da região do Caparaó.

Prefeitura entrega Memorial e nova restauração do Cristo Redentor


Aconteceu no dia 14 de agosto, mas vale registrar mesmo que atrasado. A Prefeitura Municipal entregou à comunidade a nova restauração do Monumento ao Cristo Redentor, que contou com parceria de uma importante loja de tintas da região do sul do Estado. É uma colaboração que já vem de oito anos e faz com que a escultura seja preservada, bem como a beleza do monumento para quem visita.

Junto ao Monumento foi colocado um memorial sobre o criador e executor da obra, o artesão Antônio Francisco Moreira, em que relembra suas principais obras, sendo um grande legado cultural não só para Guaçuí, mas também para outras cidades que receberam suas peças, como Salto (SP), Carangola (MG), Colatina e Mimoso do Sul (ES).

Diversas autoridades municipais e membros da família do artista estiveram participando, bem como servidores das diversas secretarias da atual gestão e membros da sociedade civil, incluindo membros dos conselhos municipais de cultura e de turismo.

Sarau virtual vai reunir poesia, música e teatro neste sábado.


Acontece neste sábado, às 14h, ao vivo, transmitido pela TV-E a live “Tertúlia Poético-Teatral – O amor e seus caminhos”, com trechos da obra teatral “Um solo para dois atores” e poemas e crônicas do livro homônimo da jovem escritora Giulian Soares Ola, sendo interpretados por Carlos Ola e seu filho Carlos Gabriel Soares Ola.

Tertúlia é uma espécie de sarau literário em que reúne membros de uma família ou amigos, e são apresentadas várias modalidades artísticas e reflexões filosóficas ou literárias, tudo em casa. Era muito comum na Europa, basicamente na Espanha, e se estendeu por algumas cidades do Rio Grande do Sul, no Brasil.

O projeto foi aprovado pelo edital emergencial da Cultura – 1ª etapa – organizado pela Secult-ES e deve ser disponibilizado em outras plataformas digitais, no Festival Conecta.

Carlos Ola, professor, ator, redator e diretor teatral.