terça-feira, 23 de abril de 2019

O que é Fascite Plantar?




Você sente dores na planta do pé? Essas dores aumentam ao caminhar? Isso pode ser Fascite Plantar. Na #DicaDeFisio dessa semana falaremos sobre esse acometimento comum em adultos e idosos.



A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.


CAUSAS

A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.


FATOR DE RISCO

Alguns fatores aumentam as chances de haver tensão ou uso excessivo do tecido plantar do pé. Eles incluem:

- Idade: mais comum entre os 40 a 60 anos;
- Alguns tipos de exercício físico;
- Atividades que colocam estresse excessivo sobre o calcanhar e a fáscia plantar: como corrida de longa distância, ballet e outros tipos de dança;
- Pés com anormalidades: como pé chato, pé cavo;
- Obesidade;
- Ocupações: algumas profissões exigem muito dos pés dos funcionários, a exemplo de operários, professores, atendentes e outras que passam a maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando;
- Calçados inadequados: com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé.


SINTOMAS

As queixas mais comuns são:
- Dor;
- Rigidez;
- Queimação na sola do pé.

A dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior:
- Pela manhã, ao dar os primeiros passos;
- Após ficar em pé por muito tempo;
- Ao subir escadas;
- Após atividades físicas intensas.

A dor pode se desenvolver lentamente com o passar do tempo, mas também pode ocorrer repentinamente após atividade intensa.


TRATAMENTO

O tratamento para fascite plantar é geralmente feito à base de medicamentos e fisioterapia.
O fisioterapeuta pode, ainda, indicar exercícios específicos para ajudar na recuperação, fortalecendo os músculos danificados e, também, mostrando como praticar atividade física sem colocar pressão excessiva sobre a sola do pé.

Há casos ainda em que cirurgia pode ser necessária, embora seja raro. Procedimentos cirúrgicos são indicados quando nenhum outro meio terapêutico mostrou resultado.


POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES

Ignorar a fascite plantar pode resultar em dor crônica no calcanhar, que poderá causar ainda mais dificuldades à rotina e a atividades regulares do dia a dia. Se você tentar evitar a dor causada pela fascite plantar mudando a maneira de caminhar, por exemplo, você poderá causar problemas não só ao pé, mas também aos joelhos, quadril e até mesmo na coluna.


FASCITE PLANTAR TEM CURA?

Tratamentos não cirúrgicos quase sempre reduzem a dor. O tratamento pode durar de várias semanas a até dois anos ou, ainda, até que os sintomas desapareçam. Depende muito do caso. A maioria dos pacientes apresenta melhora em um período médio de nove meses. Algumas pessoas necessitam de cirurgia para aliviar a dor, mas esses casos são bem mais raros.


PREVENÇÃO

Algumas medidas preventivas podem ajudá-lo a não desenvolver inflamação na fáscia plantar:

- Cultive um peso saudável;
- Se você pratica esportes que exijam muito dos pés, procure fazer os alongamentos corretamente antes e após os exercícios;
- Mantenha boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão do calcâneo e nos músculos da panturrilha.




Gostou das dicas? Quer saber mais? Tem alguma dica de matéria? Envie um e-mail para maikonmendesft@gmail.com

O Fisioterapeuta Maikon Mendes Miranda atende na Clinica Espaço Saúde/ ProVita, localizado na Av. Emília Miranda Grando,168, Quincas Machado em Guaçuí-ES.
Os atendimentos são realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Para agendamento de avaliações ligue para (28) 3553-1339 ou pelo WhatsApp através do número (28) 99955-3594.