terça-feira, 2 de abril de 2019

Espondilite Anquilosante


Conheça a Espondilite Anquilosante



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida. Perante a alta incidência, é importante estar alerta, porque, a dor nessa região pode ser sintoma de uma doença mais grave. Na #DicaDiFisio dessa semana falaremos sobre uma dessas doenças: a ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica e progressiva, que ataca primeiramente a coluna vertebral, as articulações sacrilíacas e o esqueleto axial, principalmente coluna, quadris, joelhos e ombros.

A espondilite anquilosante pode evoluir com rigidez e até mesmo, agregar a importante limitação funcional progressiva e comprometer qualidade de vida dos pacientes.


EPIDEMIOLOGIA

A Espondilite Anquilosante geralmente tem início no adulto jovem, na segunda ou terceira década de vida. Acometem ambos os sexos, porém, tem predileção pelo sexo masculino, da cor branca e que herdam um determinado grupo sanguíneo dos glóbulos brancos, em uma proporção de dois a quatro homens para cada mulher.


DOAGNÓSTICO

Para a aprovação diagnóstica da Espondilite Anquilosante, os critérios mais empregados são os de Nova York modificados, que acordam critérios clínicos e radiográficos.

Os critérios clínicos são:

1) Dor lombar de mais de três meses de duração que melhora com o exercício e não é aliviada pelo repouso;

2) Limitação da coluna lombar nos planos frontal e sagital;

3) Expansibilidade torácica diminuída (corrigida para idade e sexo).

 Os critérios radiográficos são:

1) Sacroiliíte bilateral, grau 2, 3 ou 4;

2) Sacroiliíte unilateral, grau 3 ou 4.


SINAIS E SINTOMAS

Os pacientes com espondilite anquilosante costumam relatar:
- Dor;
- Rigidez;
- Fadiga;
- Perda de movimentos e função.

Esses sintomas são tratados usualmente pela fisioterapia, que dispões de vários recursos para isso.


A INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Para a Sociedade Brasileira de Reumatologia (2012), embora não exista cura para a doença, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas (inflamação e dor), estacionar a progressão da doença, manter a mobilidade das articulações acometidas e manter uma postura ereta.

A intervenção fisioterapêutica é parte fundamental do tratamento. Atua de maneira preventiva ou retardando as complicações, com o objetivo de preservar os movimentos, manutenção de uma postura funcional e evitar incapacidades funcionais físicas, intervindo na melhora das atividades de vida diária dos portadores dessa doença.

Aplicam-se técnicas de alongamento nas estruturas que se encontram contraídas e fortalece os grupos musculares que estão com a flexibilidade diminuída.



Gostou das dicas? Quer saber mais? Tem alguma dica de matéria? Envie um e-mail para maikonmendesft@gmail.com


O Fisioterapeuta Maikon Mendes Miranda atende na Clinica Espaço Saúde/ ProVita, localizado na Av. Emília Miranda Grando,168, Quincas Machado em Guaçuí-ES.

Os atendimentos são realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Para agendamento de avaliações ligue para (28) 3553-1339 ou pelo WhatsApp através do número (28) 99955-3594.